standard

O pensamento criativo nos faz ir além!

Quem trabalha com T.I sabe, resolvemos problemas, entendemos estes e propomos/trazemos soluções, resumidamente falando é isto: trabalhar com T.I seja em qual ramo for, nossa especialidade é trazer soluções, e muitas vezes para ontem.
E quem traz soluções lida com problemas, certo? Sim e há quem se engane que para resolvê-los temos de tão somente utilizar o raciocínio lógico, não, além deste temos como aliado o pensamento criativo, pois as soluções além de lógicas necessitam de horizonte para pensar fora de apenas um ponto, mas em vários pontos, e isso abre a seguinte reflexão:

Pensar criativamente é “pensar lateralmente”. E o que é pensar de forma lateral?

Segundo Edward De Bono, “raciocínio vertical é cavar cada vez mais fundo no mesmo buraco, enquanto raciocínio lateral é tentar de novo em outro lugar”. Em termos práticos, isto quer dizer que se não encontramos respostas satisfatórias para determinados problemas (do jeito que estamos procurando) devemos procurá-las em outro lugar, de outra maneira, olhando sob outro ângulo e através de outras associações. E a “chave” para pensar lateralmente é usar, simplesmente, a expressão… “e se…?”

É isso aí, pensar criativamente é pensar “e se?”
– E se em vez de dividir eu multiplicar?
– E se em vez de pintar de verde eu pintar de vermelho?
– E se em vez de ir por aqui eu for por ali?
– E se em vez de deixar aqui eu puser ali?

E agora deixo a pergunta, e para aquele seu problema e ou situação específica que você quebra a cabeça para pensar “Como?”, você pensasse: E se?